Biografia

Robert K. Merton nasceu Meyer R. Schkolnick em 04 de julho de 1910, na Filadélfia, em uma classe de trabalhadores do Leste europeu da família judaica imigrante. Educado na Filadélfia South High School, tornou-se um visitante assíduo do vizinho Andrew Carnegie Library, a Academia de Música, Biblioteca Central, Museu de Artes e outros centros culturais e educacionais.

Merton iniciou sua carreira sociológica sob a orientação de George E. Simpson na Temple College (1927-1931), e Pitrim Sorokin na Universidade de Harvard  (1931-1936). É um equívoco popular que Robert K. Merton foi um dos  Talcott Parsons alunos. Parsons era apenas um membro júnior de seu comitê de orientação, sendo os outros Pitirim Sorokin, C. Carle Zimmerman, eo historiador da ciência, George Sarton. Sua dissertação, uma história social quantitativa do desenvolvimento da ciência na Inglaterra do século XVII, que se reflecte esta comissão interdisciplinar (Merton, 1985).

Merton foi fortemente influenciado pela Pitirim Sorokin, que tentou se equilibrar em grande escala teorização com um forte interesse em pesquisa empírica e de estudos estatísticos. Sorokin e Paul Lazarsfeld o convenceu a se ocupar com “gama média” teorias sociológicas.

Merton lecionou em Harvard, até 1939, quando ele se tornou professor e chefe do departamento de sociologia da Universidade de Tulane. Em 1941, ingressou na Universidade da Colombia, tornando-se Giddings professor de Sociologia em 1963. Ele foi nomeado para posto mais alto da universidade acadêmica, professor universitário, em 1974 e tornou-se professor de serviço especial em cima de sua aposentadoria em 1979, um título reservado pelos administradores para o corpo docente emérito de que “‘prestação de serviços especiais para a Universidade”.

Foi diretor adjunto da Mesa da universidade de Pesquisa Social Aplicada 1942-1971. Ele era um membro do corpo docente adjunto na Universidade Rockefeller, e foi também o primeiro Foundation Scholar na Russell Sage Foundation. Ele se aposentou em 1984. Em reconhecimento à sua contribuição duradoura para a bolsa e com a universidade de Columbia estabeleceu a Robert K. Merton Professorado em Ciências Sociais em 1990.

Merton foi casado duas vezes, inclusive ao seu colega socióloga Harriet Zuckerman. Ele tinha dois filhos e duas filhas do primeiro casamento, incluindo Robert C. Merton, vencedor de 1997 do Prêmio Nobel de economia. Merton morreu em 2003.

Deixe um comentário